FORÇA NA EXECUÇÃO DO NADO

FORÇA NA EXECUÇÃO DO NADO

FORÇA NA EXECUÇÃO DO NADO

Entenda os benefícios e as vantagens de se treinar com parachute

por Rodrigo Bardi

O parachute, também conhecido como paraquedas, é um equipamento que desperta muita curiosidade quando em uso. Esse acessório não é apenas artigo para nadadores profissionais; qualquer atleta que já venha realizando a prática da natação regulamente pode incluir o uso desse equipamento.

Desde sempre, treinadores dos quatro cantos do mundo estão em busca de melhores métodos de treinamento para construção de capacidade de força, resistência e potência na natação. Nas décadas de 70 e 80, nadadores utilizavam cordas amarradas em baldes para ganhar força no movimento de nado – uma espécie de parachute rústico, que podemos considerar como a origem do acessório em questão.

A ideia evoluiu e, posteriormente, nasceu o conhecido e temido “calção de bolso”, uma espécie de “sungão de arrasto” com quatro bolsos grandes que exigiam grande esforço do nadador. O ponto negativo do calção de bolso era seu formato padrão; o atleta não podia nem aumentar e nem diminuir o tamanho dos bolsos.

O parachute, porém, permite que o atleta execute diversos movimentos de nado e, como evolução natural de um acessório, apresenta mais vantagens:

  • Regulagem da carga, pois as marcas esportivas oferecem quase sempre três tamanhos: pequeno, médio e grande. Nesse caso, são produzidos em cores diferentes e os professores de academias ou clubes conseguem identificar rapidamente qual é o tamanho de cada parachute. Exemplo: tamanho P na cor azul, tamanho M na amarela e tamanho G na verde
  • Composição do produto: na maioria, em material feito de nylon, superleve e com facilidade para inserir na sacola de treino
  • Cinto regulável: qualquer atleta de qualquer tamanho pode utilizar o acessório; basta regular o tamanho para a medida da cintura. A maior vantagem comercial é para academias e clubes, que podem comprar o acessório sem medo algum de não servir para um aluno
  • Por ser material macio, não há riscos de lesões caso outro nadador esbarre durante o nado

VERSATILIDADE NO USO

O acessório pode ser utilizado nos quatro estilos e não somente no estilo crawl, como muitos pensam. Logicamente que o atleta que for utilizar no nado borboleta precisa ser um nadador com experiência. O parachute não se limita a ser acessório individual durante treinamentos e pode ser utilizado conjuntamente com outros tradicionais, como:

  • parachute + prancha
  • parachute + prancha  + nadadeira
  • parachute + flutuador
  • parachute + flutuador + palmar
  • parachute + nadadeira + palmar

A variação da utilização do produto é um dos pontos chave para que não se torne acessório repetitivo nos treinamentos e, convenhamos, um bom técnico sempre tem criatividade.

GANHO DE FORÇA

Um dos pontos fortes do parachute é o fato de o nadador, seja trabalhando força, velocidade ou resistência, ativar seus músculos no gesto específico de cada nado. Esse é o grande benefício, é diferencial fantástico para transferência de forças e, ao mesmo tempo, para execução de técnica de nado.

O parachute só não é indicado para a fase de polimento – momento em que o atleta se aproxima da data de sua competição principal. O acessório, porém, pode ser utilizado em períodos de base e períodos de treinamentos específicos.

Bons treinos!

Rodrigo Bardi

Campeão Mundial Master de natação e Head Coach Bardi Swimming Team

Conteúdo originalmente publicado na Swim Channel

 1

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *