O USO DAS TIRAS DE BORRACHA NOS PALMARES
Entenda um pouco mais sobre a importância deste acessório
Por Marcelo Tomazini
As empresas hoje fabricam palmares com duas tiras, uma em cima e outra embaixo, alguns outros modelos vem com três e até com quatro tiras paralelas, sobrepostas ou cruzadas. Enfim, existem diversos modelos.
A real função da tira no palmar é mantê-lo o mais preso possível na palma da mão, evitando com que ele faça movimentos laterais ou que, em algumas situações, escapem.
Por isso aqui vem a dica, o uso das tiras de borracha nos palmares também deve ser gradativo, ou seja, a sua redução, principalmente da parte posterior da mão deverá ser gradativa até o momento em que o atleta consiga manter apenas a tira que segura o dedo médio para sustentação do mesmo.
Este processo de “tirada de tiras” faz com que o atleta fique tecnicamente mais consciente, pois com o palmar mais vulnerável, o atleta ao realizar uma braçada errada, sentirá o acessório sair ou desviar da palma da mão em sua trajetória. O nadador será forçado a executar a braçada sempre mantendo o cotovelo alto.
Se o atleta cansar e deixar o cotovelo cair usando o palmar sem a borracha de trás, ele irá perder o mesmo na execução do nado. Aí você terá sempre a certeza de que o atleta executa o movimento correto mesmo que não possa estar prestando atenção em todos os nadadores ao mesmo tempo.
Alguns palmares são planos e não tem nenhum furo na sua estrutura, outros são recheados deles. Por que isso? Os buracos na verdade foram criados para que o nadador mantenha a sensibilidade dos dedos e da mão na execução de suas braçadas, função que os palmares planos não lhe oferecem.
Independente do tamanho do palmar, os buracos irão contribuir e muito neste sentido. Neste caso, conseguimos unir o desenvolvimento da manifestação de força com a sensibilidade.
Não existe palmar certo ou errado, mais ou menos eficiente, melhor ou pior, existe sim o palmar mais adequado à técnica a ser trabalhada, sendo assim é desejável o acessório ser previamente utilizado e testado para realmente verificar se produz os efeitos desejados.
Marcelo Tomazini
Técnico de natação
0 Comments