FORTALEÇA OS EXERCÍCIOS DE BRAÇO
Marcas de atributos esportivos inovam o tradicional pull buoy
O pull buoy, ou mais conhecido como flutuador, é acessório básico para qualquer nadador – tanto para atleta de elite quanto para o que treina regularmente na academia. O conceito e função desse material são simples: treinamento específico para braços e não utilização das pernas.
A maioria dos nadadores gosta de utilizar o pull buoy na altura da virilha, onde o acessório proporciona boa estabilidade e flutuação para o corpo. Muitas marcas também trabalham um produto coringa: prancha que tem anatomia adaptada para também ser utilizada como flutuador e, assim, ocupar menos espaço na mochila do atleta.
Alguns nadadores realizam fortes séries aeróbicas e anaeróbias utilizando o pull buoy e, quando impulsionam a borda da piscina logo após a virada, o acessório acaba escapando.
Os exercícios para fortalecimento do trabalho de braço podem acontecer de diversas maneiras. Uma delas é nadar com as pernas cruzadas; assim, o atleta, além de utilizar somente os braços, faz enorme força para sustentar a posição de nado. Outra maneira, há muito tempo também trabalhada, é utilização de borracha amarrada nos tornozelos. Nesse caso, o nadador literalmente não consegue bater perna e tem de fazer grande esforço para não “afundar”.
Pensando sempre em inovações, algumas marcas esportivas já vêm desenvolvendo modelos de flutuador para serem utilizados na altura dos tornozelos. Essa é região onde o pull buoy não sustenta tanto o corpo do nadador, que precisará fazer trabalho de força maior nos braços para se sustentar na linha da água.
As inovações nos acessórios, por mais simples que sejam, sempre acontecem e os gerentes de produtos das marcas esportivas, aliados a professores de educação e técnicos de natação, visam frequentemente criar maneiras de aprimorar a qualidade e técnica de nado do atleta.
por Patrick Winkler
0 Comments