SEGURANÇA EM ÁGUAS ABERTAS
Nadar com touca colorida é uma excelente medida para evitar acidentes dentro d’água
Por Patrick Winkler
A natação em águas abertas vive um crescimento vertical e irrefreável. De 2007 a 2014, o número de eventos do segmento teve avanço superior a 50% no Brasil, fomentando o mercado e promovendo qualidade de vida as pessoas.
Mas não são somente as provas de maratonas aquáticas ou eventos esportivos que crescem. O número de pessoas que nadam em águas abertas, seja por treinamento ou por diversão, também. Quem conhece o litoral do Rio de Janeiro, o litoral de São Paulo ou o de Salvador consegue facilmente enxergar diversos atletas muitas vezes nadando sozinho.
Nadar sozinho ou com poucas pessoas pode ser um prazer, mas também é um risco. No litoral ou na represa, sempre há presença de diversos barcos, lanchas, motos aquáticas e outros veículos nas águas abertas. Quando um atleta está nadando sem touca ou com touca de cor preta ou branca, fica muito difícil ser visto na água.
Mesmo uma pessoa que esteja remando de stand up paddle ou caiaque não consegue ver um nadador a 75 metros de distância se este estiver sem touca. O atleta pode até achar que está sendo visto, mas muitas vezes não se tem certeza. Contudo, se o nadador estiver usando touca amarela, vermelha, lilás, rosa ou qualquer uma de cor forte, passa a dispor de visualização muito mais acentuada. A diferença entre um pequeno ponto preto para um pequeno ponto amarelo no mar é gigantesca.
Acidentes na água sempre acontecem e o lado mais fraco é quem sai perdendo. Ao utilizar touca de cor forte, o nadador passa a ser no mínimo uma curiosidade no horizonte para pessoas que estão pilotando algum veículo ou algo similar na água. Mesmo que o nadador não esteja sozinho, quanto mais atletas com toucas com cores fortes, maior será a segurança. Evidente que, durante eventos, a organização tem estrutura para proteger os envolvidos. O perigo existe justamente quando o nadador não está participando de evento.
Sempre tenha uma touca de cor forte ao nadar no mar ou em represa. Além de estar mais seguro, também estará servindo como exemplo.
Boas braçadas!
0 Comments