TREINAMENTO COM SNORKEL
Este é um dos materiais que mais estão sendo utilizados por nadadores nas últimas décadas
por Marcelo Tomazini
Possivelmente, o snorkel é um dos materiais mais recentes para treinamento da natação moderna. O campeão olímpico dos 100m borboleta nos Jogos de Barcelona em 1992, Pablo Morales, foi o grande idealizar desse acessório. Na década de 90, já havia nadadores que utilizavam o snorkel lateral nos treinamentos de natação, mas a grande inovação incrementada por Morales foi transformá-lo em snorkel frontal.
É fato que o snorkel ajudou muito no desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico de inúmeros nadadores nos últimos anos. Prova disso são os excelentes resultados e performances realizadas na evolução da natação mesmo após a era dos trajes, apelidados de “supermaiôs”. O grande mérito do snorkel frontal é facilitar a hidrodinâmica do nado. O acessório possui três objetivos claros:
- Fisiológico: Incremento do potencial da capacidade respiratória do praticante
- Técnico: Diminuição dos movimentos oscilatórios da cabeça nos nados
- Educativo: Manutenção da atenção do atleta voltada apenas para os movimentos submersos, assim como alinhamento do corpo e tração da braçada
O objetivo fisiológico do snorkel é incrementar ou aumentar o potencial da capacidade respiratória do nadador, simulando a altitude. Isso é conseguido com o pequeno orifício disponível para realizar a respiração (inspiração e expiração). Assim, as manobras deverão ser feitas de forma intensa, diminuindo o espaço morto do pulmão e tornando a capacidade pulmonar mais desenvolvida.
Já o objetivo técnico do equipamento consiste na diminuição e posteriormente na eliminação dos movimentos oscilatórios que a cabeça realiza durante a prática, sendo eles laterais ou frontais. Sabemos que tecnicamente tais movimentos atrapalham muito quando o praticante está em altas intensidade e velocidade, desequilibrando o corpo e podendo ser fator direto de interferência na performance.
O tubo segue margeando a cabeça e torna os movimentos – apenas desse nado – muito mais restritos. O orifício de respiração está muito próximo da superfície da água e qualquer movimento poderá encher o acessório, acusando a oscilação, forçando o nadador a manter a cabeça bem fixa e a trabalhar a rotação do quadril com mais eficiência.
Por fim, o objetivo educativo do snorkel é eliminar os movimentos de respiração lateral, ou seja, o praticante não precisa se preocupar em respirar, podendo manter toda a atenção voltada aos movimentos submersos de apoio e tração dos nados, assim como o alinhamento do corpo na água, aperfeiçoando com mais qualidade sua técnica.
Marcelo Tomazini
Técnico de natação
0 Comments