TIPOS DE PALMARES

TIPOS DE PALMARES

TIPOS DE PALMARES

Conheça aqui alguns modelos deste acessório para você utilizar em seus treinamentos

Por Marcelo Tomazini

Existem hoje no mercado 3 tipos de palmares: os propulsivos, os educativos ou corretivos e os de sensibilidade ou antipalmares.

Os propulsivos são aqueles em que a base a ser tracionada é maior que a própria mão espalmada, aumentando assim área de resistência ou tração. O objetivo deste modelo é aumentar a força propulsiva da braçada e devem ser utilizados em séries, sejam anaeróbicas ou aeróbicas.

Já os educativos ou corretivos são acessórios, e como o nome já diz, têm como objetivo auxiliar o nadador na correção de algum erro na braçada. Cada tipo de palmar pode fornecer um ou mais objetivos corretivos. Estes devem ser utilizados nas séries educativas ou de técnica, geralmente com intervalos recuperativos onde o objetivo é única e exclusivamente a melhora do gesto técnico.

Por fim, os sensibilidades ou também antipalmares são aqueles que têm como objetivo o inverso dos propulsivos. Eles neutralizam a palma da mão, fazendo com que a mesma perca a sensibilidade, para que ao tirá-lo, sinta o desenvolvimento da propriocepção. Estes palmares devem ser utilizados em séries de sensibilidade e propriocepção, desenvolvidos pelos exercícios de sustentação e de palmateios.

            Muitos fabricantes oferecem palmares propulsivos em diferentes tamanhos e outros chegam a oferecer um tamanho único. Uma coisa é certa: um só tamanho que sirva para todo mundo é algo impossível. 

Encontrar o tamanho ideal será algo que os treinadores deverão aconselhar seus atletas. O incremento gradativo do tamanho do palmar é uma regra básica de todo processo de desenvolvimento do treinamento, iniciando o uso com modelos menores e aumentar conforme a demanda da força e o fortalecimento da articulação.

O tamanho do palmar depende diretamente da qualidade técnica, experiência e da força do atleta. Na Europa, grandes nadadores usam palmares gigantes em tamanhos de uma prancha de isopor destas pequenas que utilizamos para bater perna. O ideal é que cada nadador tenha diversos tamanhos de palmares durante seu processo de desenvolvimento. É importante saber respeitar cada etapa, equilibrando o tamanho ideal com o trabalho proposto. A supervisão do treinador será fundamental para que o processo evite qualquer precipitação podendo causar severas lesões.

As pessoas que fazem uso deste acessório devem tomar cuidado como o uso excessivo do palmar no volume total de séries, nos tamanhos irregulares ao desenvolvimento e fortalecimento articular, a aplicação excessiva de sobrecarga no uso de palmares e ao movimento gestual técnico errado, sobrecarregando a biomecânica do nado.

Nem tanto no Brasil, mas nos Estados Unidos podemos relacionar pelo menos 20 modelos diferentes de palmares específicos para natação. Existem dois tipos de palmares propulsivos.

Um deles são os palmares designados a oferecer uma larga porcentagem de área de superfície na altura do dedo mínimo, centralizando a força do nado mais no lado de fora da mão do que no lado do dedão. Este formato permite um desenvolvimento mais fácil da posição do cotovelo, alto logo no início da puxada submersa. Este movimento também ajuda na rotação interna do braço e na articulação do ombro.

Também há os palmares designados para oferecer o centro da força próximo do punho em relação aos dedos. Este acessório não é muito popular nos Estados Unidos e sequer existe um modelo brasileiro que busque tal tipo de design, mas é outro implemento que pode ser utilizado na busca de uma melhor técnica de nado.

Marcelo Tomazini

Técnico de Natação

 1

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *