PISCINA CURTA VS PISCINA LONGA

PISCINA CURTA VS PISCINA LONGA

PISCINA CURTA VS PISCINA LONGA

O treinamento ideal deve ser realizado em qual delas?

por Mirco Cevalles

Este trabalho tem como finalidade levar à discussão treinos em piscina olímpica (50m) e semiolímpica (25m), analisando os benefícios e malefícios de ambas.

ASPECTO TÉCNICO

Durante treinamento, sabemos a importância de manter-se em velocidade ideal, que pode ser influenciada pelo arrasto frontal. Portanto, ao se treinar em piscinas de distância menores (25m ou menos), podemos explorar muito mais a velocidade ideal e, assim, diminuir o arrasto frontal.
Esse ganho ou manutenção de velocidade está relacionado também ao uso das impulsões nas viradas. Esses movimentos e seus impulsos levam aos praticantes benefícios em agilidade e coordenação e facilitam o uso do CORE (centro do corpo e a musculatura abdominal e lombar). Outro fator relacionado às viradas é o encaixe da última braçada para se entrar/atacar as paredes no momento da ação, encaixe que deve ser feito com ambos os braços; é de vital importância para que seja bloqueado.
Um artifício utilizado no dia a dia dos treinos é a contagem de braçada em cada piscina, tentando-se manter, diminuir ou até mesmo aumentar o número conforme o objetivo da série preconizada por seu técnico. Os treinos dos nados peito e borboleta em piscina longa (50m) são os mais prejudicados e danosos aos praticantes, pois, ao se perder a velocidade ideal, a técnica fica altamente prejudicada e, aí, perde-se mais velocidade.

ASPECTO PSICOLÓGICO

Ao se treinar em séries cronometradas, é muito estimulante manter ou evoluir nos tempos a cada tiro. E, nesse caso, fica muito mais fácil executar a série em piscinas de menor distância.
Mesmo a natação sendo esporte individual, geralmente os treinos são realizados em conjunto, e grupos em piscinas menores têm maior convívio. As pessoas que não nadam não entendem os olhares entre os participantes durante os treinamentos, bem como o olhar nas técnicas de nado dos parceiros de treino e as trocas de idéias entre estes.

ASPECTO ESTRATÉGICO-TÁTICO DE PROVA

Há vários anos, comenta-se entre técnicos que o essencial para se melhorar os resultados em piscina longa não é treinar em piscina olímpica e, sim, competir o máximo possível em piscina de 50m. Os trabalhos de ritmo de prova são métodos muito utilizados entre técnicos e nadadores, independente das distâncias. Esse método é muito empregado nas semanas pré-competição principal, sendo muito mais fácil se adaptar em piscinas de 25m, afinal, os atletas ainda estão em fase de treinos e com bastante cansaço (pré-polimento).
Temos também exemplos no Brasil de equipes que só treinam em piscina olímpica e vemos que normalmente os atletas têm um pouco de dificuldades nas viradas.

ASPECTO CRONOLÓGICO

Partindo do ponto que toda criança tem de evoluir na prática da natação, acredito que esse também seja um tópico a ser desenvolvido ao longo dos anos. Uma criança deveria aprender a nadar em piscina pequena – com cerca de 15m a 20m. O próprio professor terá mais visão da turma e, ao iniciar o aperfeiçoamento dos nados, poderá utilizar piscinas um pouco maiores – com 20m a 25m de distância. O técnico, fora da água, terá maior comando e mais visão sobre o grupo. Já o adolescente pode alternar seu treino em piscinas de 25m e 50m, porém, a utilização da piscina longa deve ser evitada conforme os itens explanados acima.

Nas grandes equipes brasileiras que dispõem dos dois tamanhos de piscina, costumam ser realizados treinos variando as medidas: dois dias na longa e quatro dias na curta ou três dias na longa e três dias na curta.

CONCLUSÃO

É preciso saber valorizar as condições de treino no dia a dia. O principal fator que ajudará a alcançar ótimos resultados na natação é acreditar na filosofia de trabalho do professor ou técnico, seguindo o programa. Saiba utilizar o bom senso para melhorar o treinamento.

Mirco Cevalles
Técnico de natação do SESI-SP

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *