Natação como uma cura para o Stress.

Natação como uma cura para o Stress.

Natação como uma cura para o Stress.

O dia começa, trânsito, poluição, computadores, prazos, filas, correria, atrasos…

Essa lista poderia continuar por horas, mas isso só tornaria tudo ainda mais estressante.
O stress é uma das principais causas de doenças psicológicas como ansiedade, depressão, insônia, perda de apetite, cansaço e irritabilidade. Stress também pode levar a doenças físicas, como hipertensão arterial, problemas cardíacos, ulceras e pode, inclusive, prejudicar seu sistema imunológico.
Natação para combater o stress.

A natação pode ser um grande aliado.

Mesmo antes de você nascer seu corpo estava imerso no líquido do saco amniótico que nos abraça e nutre.
O único barulho que realmente conseguimos ouvir é a batida do coração de nossa mãe. Então, entrar na água é um pouco como voltar para nossas origens. Somos gentilmente abraçados por um ambiente sem barulho em que conseguimos ouvir nosso coração batendo: finalmente um pouco de paz e silêncio!
Deixe suas preocupações para trás e nem leve o telefone na sua mala de natação, melhor deixa-lo seguro em um armário.
Certifique-se de que o momento da natação é quando você “se desliga” e deixa a pressão rotineira para trás assim que entra na água.

Como a natação afeta o seu cérebro.

Um estudo recente realizado com cerca de 40.000 pessoas publicado no British Journal of Psychiatry mostrou que atividades aeróbicas, natação em particular, ajudam a livrar-se do stress, alivia a ansiedade e atua o sistema nervoso.
A Natação ajuda a produzir endorfina, que melhora nosso humor e aumenta nossa resistência para a dor. Nadar regularmente também ajuda a aliviar a tensão e depressão, graças ao efeito de profundidade e ao ritmo da água.
Todo o seu organismo entra em um estado profundo de relaxamento, melhorando e aumentando a sua concentração.
Você também irá dormir melhor após o esforço da natação, já que ele irá relaxar os seus músculos.
You will also sleep better after the vigorous exertion of swimming and the way it helps relax your muscles.

Dicas para nadar

Se você é um nadador experiente e/ou confiante, vá para a piscina pelo menos duas vezes por semana não menos que 40 minutos.
Se possível faça isso no primeiro horário da manhã, antes de qualquer outra coisa, caso contrário, pode ser no fim do dia antes de chegar em casa.
Por outro lado, se você for relativamente novo no esporte e não se sentir confiante o suficiente para nadar por sua conta, ingresse em um time de natação com um bom instrutor.
Com as dicas e conselhos que você recebe e a natação regular você se sentirá “forçado” a repetir a prática (o ideal é duas vezes por semana), melhorando não somente sua técnica ao nadar, mas também te tornando uma pessoa mais confiante e motivada.

Sugestão de exercício

Após terminar de nadir, deite alongando suas costas em posição de “estrela” e coloque um tubo entre seus joelhos e pescoços. Alongue o máximo que puder, em especial na sua região lombar, relaxe por pelo menos um minuto (se preferir feche os olhos) e se deixe balançar gentilmente pelo movimento das pequenas ondas e do barulho da água.
Tome um bom banho, faça uma boa refeição e se apronte para ler o nosso próximo artigo!

Bibliografia: British Journal of Psychiatry
Autor: Marco Borreca – https://www.arenawaterinstinct.com/en_us/community/author/mborreca/

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *