PARA QUE SERVE O PALMAR?

PARA QUE SERVE O PALMAR?

PARA QUE SERVE O PALMAR?

Acessório indicado para correção de nado ou para aumento de força?

por Marcelo Tomazini

O palmar é um acessório que, em princípio, foi idealizado para fornecer sobrecarga aos membros superiores dos praticantes, fazendo que estes fiquem cada vez mais fortes e resistentes em suas braçadas. Entretanto, ao longo dos anos, conseguimos identificar que esse mesmo material também possui grande finalidade corretiva na técnica de alguns nadadores. Dessa forma, algumas empresas, e até mesmo treinadores, começaram a idealizar maneiras de ampliar a eficiência do utensílio.

Além do palmar propulsivo – aquele que é maior que o tamanho da palma da mão de cada praticante -, há o corretivo que, em princípio, não possuía finalidade apenas de propulsão, mas também de correção em alguns momentos das braçadas. Assim, acabaram surgindo no mercado diversas opções de palmares, mas todos possuíam as mesmas finalidades: propulsiva e corretiva.

Quando estamos utilizando o palmar de forma propulsiva, temos por objetivo o desenvolvimento da força. Por isso, é preciso tomar algumas precauções. Uma boa base na natação é imprescindível para o uso desse material, principalmente um cuidado muito especial com a articulação dos ombros, que deverá estar muito bem reforçada e fortalecida para suportar a sobrecarga.

Tomar cuidado com o tamanho do palmar e com o volume da série também é precaução bem cabível, mesmo aos atletas que já possuem boa base. Isso porque, nos treinamentos, podemos realizar séries desde a capacidade mais baixa (A1) até a capacidade mais intensa (velocidade). Adicionar volumes gradativos durante as sessões ou práticas também é boa sugestão para os usuários desse material.

É bom sempre lembrar que, quando utilizamos os palmares com essa finalidade (força), ele deverá estar muito bem fixado às palmas das mãos e punhos; afinal, uma braçada forte com uma entrada errada na água trará consequências um pouco dolorosas e até lesivas às articulações envolvidas no gesto.

Também podemos, durante os treinamentos, utilizar o palmar da forma corretiva. Quando utilizamos com esse fim, devemos ter algumas precauções que visam êxito no objetivo traçado com o material. Se o objetivo é o corretivo, a prática deverá ser realizada em baixa intensidade e com descanso sempre recuperativo a fim de direcionar a atenção realmente na correção do movimento específico. Assim, não existe restrição etária para o uso do palmar, ou seja, praticantes de qualquer idade podem utilizá-lo. Afinal, o desenvolvimento da capacidade física não será a prioridade no objetivo do uso.

Quando usarmos o palmar com finalidade corretiva, ele não necessariamente deverá estar fixo e aderido à palma da mão e punho. O ideal é que esteja fixo apenas no dedo mediano, pois a própria anatomia do palmar ajudará o atleta a executar o movimento ideal da braçada. Quanto mais “solto”, mais o palmar se deslocará quando o praticante realizar uma braçada errada ou ineficiente.

Dessa maneira, independente de qual será o objetivo – propulsivo ou corretivo -, seria importante ter muita atenção na hora da escolha da utilização e aquisição de um palmar. Não existe palmar certo ou errado, mais ou menos eficiente, melhor ou pior. O que existe é o palmar mais adequado à técnica a ser trabalhada. Sendo assim, o acessório deverá ser previamente utilizado e testado para verificar se produz os efeitos desejados.

Marcelo Tomazini

Técnico de natação

 1

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *