6 Dicas para melhorar o nado peito

6 Dicas para melhorar o nado peito

6 Dicas para melhorar o nado peito

Você sabia que se acredita que uma forma primitiva de nado de peito foi o primeiro movimento realizado por um ser humano para avançar na água?

Portanto, a boa notícia é que o nado de peito é natural para nós. Mas, como todas as coisas que podemos fazer com pouco esforço consciente, como respirar, caminhar e correr, é fácil cair em hábitos ruins. O trabalho árduo e regular, como exercícios consistentes de nado peito com foco na técnica de braçada, pode levar sua natação a novos patamares.

Neste artigo, daremos algumas dicas e truques para melhorar seu nado de peito.

1. Primeiro, acerte sua técnica

É necessária uma quantidade incrível de energia para o nado de peito (aproximadamente 500 kcal/h para mulheres e 700 kcal/h para homens), portanto, é extremamente importante aperfeiçoar sua técnica para tornar seu nado o mais econômico possível.

Seus exercícios de nado peito são o momento oportuno para acertar a técnica, de modo que não esteja praticando um mau hábito. Aqui estão alguns aprimoramentos da técnica do nado de peito para um nado ainda mais forte.

2. Domine a virada

Ao competir em qualquer evento que exija mais de um comprimento de piscina, a virada pode sua posição. Lembre-se de que seu impulso é a parte mais rápida de sua corrida.

Dominar a transferência de energia e velocidade desde o momento em que você bate na parede até o momento em que se impulsiona para fora dela novamente na direção oposta é onde você pode realmente ganhar segundos preciosos.

Tente ser o mais rápido possível ao se aproximar da parede. Isso lhe dará mais oportunidade de desenvolver um impulso mais rápido.

Ao contrário da virada no estilo cambalhota no estilo livre, a virada no nado peito usa uma virada aberta em que você toca a parede com as mãos e seus pés o seguem. Naturalmente, você terá um lado mais dominante quando a virada começar rolando o corpo para a esquerda ou para a direita. Tente usar seu lado menos dominante durante a prática. Isso tornará os pequenos detalhes de sua virada ainda mais claros e o ajudará a melhorar em segundos.

3. Monitore seu movimento

Seja por falta de simetria na puxada do braço ou por seu tempo de nado de peito estar um pouco errado, poder dar um passo para trás e avaliar sua técnica de nado de peito pode fazer você avançar muito.

Adicionar um snorkel aos seus exercícios de nado peito lhe dará a capacidade de monitorar cuidadosamente sua braçada completa, pois você não precisará mais se preocupar com a respiração. Os snorkels de natação permitem que você mantenha a cabeça abaixada e que fique realmente atento a cada parte da braçada. Lembre-se apenas de contar suas braçadas de nado peito ou de olhar para cima de vez em quando para evitar bater a cabeça na parede da piscina.

4. Comande a respiração

Os praticantes de nado de peito sabem que a posição do corpo na braçada torna a respiração muito natural. No entanto, como mencionado anteriormente, os movimentos naturais podem levar a maus hábitos.

Você deve levantar os ombros para tirar o rosto da água para respirar, mas resista ao impulso de levantar a cabeça. Sua cabeça se elevará com os ombros, deixando o queixo logo acima da superfície da água.

Lembre-se de resistir a esse impulso, pois levantar a cabeça abaixará os quadris, o que aumentará a resistência da água. A elevação excessiva da cabeça pode até causar dor nas costas.

5. Corrija as pernadas

Se você conseguir aperfeiçoar seu nado de peito, estará realmente indo na direção certa (e ganhando velocidade também). No estilo livre e no nado de costas, a maior parte do seu impulso vem dos braços. Já no nado peito, a maior parte da força agora vem de suas pernas. Portanto, faça cada pernada valer a pena!

Antes de praticar na piscina, revise seu chute de nado peito em terra firme. Tente praticar o chute em sua cama em velocidades variadas. Sem ter que se preocupar com a resistência e a flutuabilidade da água, você poderá eliminar os pontos fracos dos seus chutes com muito mais facilidade.

Acrescentar nadadeiras ao seu trabalho de exercícios também é uma opção viável, especialmente se você quiser acrescentar mais resistência às pernas que se recusam a crescer.

6. Analise seus exercícios

É ótimo obter ganhos, mas você precisa acompanhar seu progresso para saber em que ponto está atualmente. Se ainda não o fez, você deve anotar seus tempos durante os exercícios e como se sentiu. Você pode registrar seus resultados usando seu smartphone ou então a velha caneta e papel.

Tenha a tecnologia a seu favor. Cronometre suas divisões com um smartwatch e monitore seus resultados com o passar dos meses. Você pode ficar de olho na sua forma com câmeras de ação subaquática, e filmar sua técnica de nado de peito. Reproduza em câmera lenta mais tarde para se avaliar.

O fato de o nado peito ser o nado mais lento da natação não significa que não possa ser emocionante de treinar. Depois de usar esses exercícios e prestar atenção à boa técnica, é inevitável que seu nado melhore. Fique atento a cada detalhe, desde as viradas até a respiração. Lembre-se sempre de misturar seus exercícios para manter suas sessões de treinamento dinâmicas e interessantes.

Experimentar novos exercícios é viciante e, em algum momento, você pode querer experimentar alguns exercícios que exijam auxílios de treinamento. Seja um flutuador, um snorkel, nadadeiras ou qualquer outra coisa. Os equipamentos de natação da arena manterão seus exercícios sempre atualizados.

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *